Plano de Aula para o ensino de LI com Informática.
Aqui deixo uma sugestão de LP para uma aula de Inglês com informática que foi realizado com uma turma do 2º ano no CEMAB (Centro de Ensino Médio Ave Branca) no Estágio Supervisionado em Taguatinga-DF. A Turma era formada por 35 alunos entre 15 e 17 anos com nível básico de conhecimento em LI. O tema da aula era o Past Perfect Continuous. A aula foi realizada no laboratório da escola.
Procedimentos
Aquecimento: Emotions –
- Apresentar um tipo de internet smileys em datashow;
- O aluno identificará sua característica/humor correspondente;
- Estimular o aluno a sugerir a definição em L.I.;
- Apresentar um site (http://www.namastecafe.com/computer/smileys.htm) com diversos smileys;
- Os alunos deverão reproduzir smileys usando microsoft word;
- Identificar o colega para quem será reproduzido os smileys;
- Minimizar a tela.
Desenvolvimento:
1º momento
- Introdução do novo conteúdo;
- Listar verbos sugeridos pelos alunos no quadro;
- Relembrar o Simple Past usando os verbos listados;
- Selecionar um aluno e orientá-lo para escrever sentenças no quadro com ajuda dos colegas; (+ 15 min)
- Os alunos deverão transcrever as sentenças no Microsoft Word; (+ 5 min)
2ª momento:
- Introduzir o Past Perfect Continuous por meio de projeção de imagens, utilizando PowerPoint;
- Os alunos deverãm distinguir o Simple Past do Past Perfect Continuous por meio das sentenças que serão apresentadas; (+ 10 min)
3º momento:
- Apresentar os sites que serão realizadas as atividades
http://www.learnenglish.de/Games/Tenses/PastPerfectContinuousTest.htm
http://chattanoogan.com/articles/article_137563.asp
http://www.nytimes.com/
http://www.tolearnenglish.com/exercises/exercise-english-2/exercise-english-3958.php
Ao fim da aula os alunos deverão trocar entre si por meio de e-mail as atividades.
3- Avaliação:
Acompanhar e Checar as atividades.
By Adriana Nascimento
quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Informática Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa: À procura de autonomia e colaboração.
O avanço tecnológico também chegou às escolas. Por meio dos laboratórios de informática por exemplo, conseguimos inserir disciplinas que ajudam o aluno no desenvolvimento e na produção de conhecimento. Daí, contamos com essa ferramenta à nosso favor.
No ensino da língua Inglesa, professores contam com o auxilio da web para produzir excelentes aulas inserindo assim a disciplina no contexto atual, real e com isso próximo da realidade do aluno. Na contra-mão temos professores que ainda não se utilizam de tamanho suporte por resistência, por descaso ou por falta de conhecimento de como fazê-lo.
A autonomia do ensino de Inglês por meio da informática parece estar ainda distante, em contra partida a colaboração já é fato consumado.
By Adriana Nascimento.

O professor da Língua Inglesa no XXI.
Em tempos pós modernos, onde a tecnologia é visívelmente encontrada no dia-a-dia em nossas vidas nos dando uma gama de suportes, podemos entender que na área de educação, e em especial no ensino de línguas, cada vez mais encontramos professores engajados no ensino da LE.
O acesso a materiais diversos proporcionados por sites por exemplo, que são voltados diretamente para área de línguas; o compartilhamento de idéias para produção das aulas por meio de livros, revistas e publicações que priorizam o desenvolvimento do professor de Inglês reforçam o aprimoramento no ensino de LI. Hoje, se percebe que existem pontes que facilitam os caminhos para que o professor de inglês não se acomode à rotina das aulas com seus alunos, transformando assim, o ensino da LI mais agradável e estimulante.
By Adriana Nascimento
Assinar:
Postagens (Atom)